Números 13:30-33 ‘‘Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela. Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos’’.
Será que temos plena consciência de quem somos? Será que a visão que temos de nós mesmos está correta? Muitas pessoas evitam o autoconhecimento, preferem enganar-se, mentindo para si mesmas ao invés de encarar a sua própria realidade. Quanto menos se conhecem, menos utilizam o seu potencial e menos produtivas se tornam na Obra do Senhor.
Isso aconteceu com os espias. Alguns olharam para o problema e se viram pequenos demais e incapazes de superá-lo. outros olharam para o mesmo problema e confiaram que eram capazes de realizar aquilo que parecia ser impossível. A baixa autoestima gera falta de confiança nas Promessas de Deus e no seu Poder.
O nosso objetivo com esse devocional é fortalecer a nossa identidade como Filhos de Deus para que possamos entender o nosso papel no seu Reino e trabalhar para o crescimento e o avanço da Igreja. Não podemos fazer isso sem, contudo, conhecermos a nós mesmos com a mentalidade e o olhar do Reino dos Céus, e assim nos tornemos cada dia mais conscientes daquilo que Deus deseja para nós.