Entendendo o amor de Deus

alternative

Existem alguns temas que eu particularmente tenho muito receio de falar, e esse é um deles, por um motivo bem simples, porque está escrito: Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.(1 João 4:20-21)


A palavra de Deus nos pede muitas vezes coisas que são bastante complicadas para nossa natureza humana, por exemplo: 

  • - Se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros (1 João 4:11)
  • - Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. (1 Coríntios 13:7)

E para piorar por usarmos essa a palavra “amor” tão preciosa e profunda de forma inadequada muitas vezes, não conseguimos perceber a sua plenitude e sua importância no dia-a-dia da humanidade. 


Um Exemplo comum “eu amo essa roupa”, não existe problema nenhum em falar essa frase, porém se você amar seu marido ou sua esposa como você ama uma roupa, quando ele(a) estiver velho(a) ou rasgado(a), você vai descartá-lo(a) ou trocá-lo(a). Você conhece relacionamentos assim?


Essa dificuldade em entender esse amor especial, também está interligado com a dinâmica das palavras do nosso idioma, o português é um idioma rico, a diferença de um idioma rico para o pobre de forma simplificada, é a quantidade de palavras que existem para a mesma situação, um exemplo de idioma pobre é o hebraico (com todo o respeito) já reparou quantas variações existem do antigo testamento ? Isso só é possível porque o idioma tem poucas palavras para descrever uma situação ou sentimento.


Em Gálatas 4:4 diz “e vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu filho” existem várias cenários aqui que são importantes, um deles é o idioma grego que já havia se consolidado como o idioma universal da época, não sei se você sabe mas o novo testamento foi escrito todo em grego.


Por mais que o Português seja um idioma rico, no grego podemos entender melhor a definição do amor com o qual Deus nos ama, pois existem mais de uma palavra para descrever o amor, vamos nos ater somente a três delas.


A palavra Philos, significa amor fraternal, é o amor entre irmãos, é um sentimento de carinho muito forte, de dedicação, de interesse pela figura do outro. Que gera vínculos de amizade e companheirismo.


A palavra Eros, é o amor romântico, é aquele amor que busca o prazer, que quer se satisfazer, é de onde se deriva a palavra erótico.


Tanto Philos (amor fraternal) quanto eros (amor do prazer), brotam pelas virtudes da pessoa amada e necessitam ser correspondidos.


Por último temos a palavra Ágape, que é o amor incondicional e voluntário, que não discrimina, que não impõe nenhuma pré-condição. É um amor que independentemente se a outra pessoa fizer algo de bom ou ruim, poderá aumentar ou diminuir esse amor, pois aqui a fonte do amor, é o coração de quem ama, mesmo que muitas vezes ele não seja correspondido.


Esse é o amor pelo qual Deus nos ama. Um amor imutável e sacrificial. Quando olhamos para ele, não há desculpas, ele nos impulsiona a amar nossos semelhantes, porque nós também não somos merecedores desse amor.


Considerando todas as suas variações, seja como substantivo, adjetivo ou verbo, o termo ágape aparece mais de trezentas vezes no Novo Testamento.


Talvez você pode estar se perguntando como alguém tão perfeito como Deus, conseguiu nos amar, com um amor tão intenso e profundo como esse?


O amor Ágape é produzido por observar e contemplar a beleza da pessoa amada, então quando Deus olhou para a humanidade, ele já tinha conseguido ver beleza em nós. Pois o cordeiro foi morto desde a fundação do mundo (Apocalipse 13:8)


Quando Deus nos ver, Ele não está simplesmente nos vendo, Ele não está simplesmente nos admirando por nossa força ou por nossa beleza exterior. Quando Ele olha para nós, está procurando ver a beleza de Cristo em nós, ao ver o que eu e você poderíamos nos tornar em Cristo é que esse amor tão sublime se manifestou.


Você sabe o processo para estimar o valor de algo? Basicamente é que, através de um parâmetro você consegue calcular o valor total.


Exemplo: você já foi vender um carro e o vendedor perguntou qual era o ano de fabricação dele? E com base somente nisso ele falou o valor do carro? Muitas vezes o vendedor nem liga o carro, nem abre a tampa do motor, nem coloca num elevador para olhar a condição da suspensão.


De igual modo Deus amou o mundo considerando um único parâmetro, JESUS, por causa desse único parâmetro os defeitos da humanidade perdem a relevância. Uau! Glória a Deus para todo o sempre!


Não conseguiremos amar os nossos semelhantes, amigos ou inimigos, sem que primeiro consigamos contemplar e ver a beleza de Cristo neles, mesmo que seja com os olhos da fé.


Esse amor somente é iniciado por Deus, porque nossa carne, nossa natureza 'adâmica', jamais vai iniciar esse amor voluntariamente. Quando este amor for iniciado em sua vida, você vai conseguir cumprir o que está escrito em Filipenses 2:3 “considerem os outros superiores a si mesmos”


O Amor é a base, é a sustentação! É a coluna que vai fazer tudo permanecer estruturado, é o ingrediente que vai unir todas as coisas! É o vínculo da perfeição (Colossenses 3:14)


 1 Coríntios 13

  • Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.
  • Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei.
  • Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá.
  • O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
  • Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
  • O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
  • Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
  • O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.
  • Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos;
  • quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.
  • Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.
  • Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.
  • Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.
  • Romanos 8:39 “Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”
  • Romanos 13:10 “O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.”

Conheça nossos projetos sociais e participe do dia de doar

https://www.instagram.com/renaataasouzaa/
Instagram: www.instagram.com/jorgelsfilho
Youtube: www.youtube.com/JorgeFilho
Email: jorgesouzatrabalho@gmail.com

Por: Jorge Filho
quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Endereço

R. Coronel Antônio Pereira da Silva, 107, Santa Efigênia, Belo Horizonte/MG

Chame-nos

(31) 3324-7665

Envie-nos uma mensagem

contato@pentecostalunida.com.br

Copyright © Igreja Pentecostal Unida

By: Themewagon and Bits Soluções

Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Romanos 10:9